quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia da Caatinga: Juazeiro sedia Seminário nesta sexta (26)


Com o tema “Educação Ambiental e a Caatinga: Contexto, Convivência e Sustentabilidade”, a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária – Adac e a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – Seadruma realizarão uma programação alusiva à Política Nacional Educação Ambiental e ao Dia Nacional da Caatinga. O Seminário acontecerá no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 08:00h às 13:00h, no auditório da Uneb-Campus III.
O evento tem como objetivo apresentar e discutir questões relativas às Políticas de Educação Ambiental e de proteção, conservação e restauração do bioma Caatinga, além de promover reflexões acerca dos 14 anos da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (em 27/04) e dos 10 anos do Dia Nacional da Caatinga (em 28/04).

Conquista
No dia 27 de abril de 1999 foi sancionada a Lei 9.795 que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental após tramitação no Congresso Nacional por cerca de duas décadas de discussões envolvendo organizações governamentais e sociedade civil. A referida Lei define conceitos, princípios e parâmetros para Educação Ambiental formal e não-formal.

Desde 20 de agosto de 2003, foi assinado o Decreto pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, estabelecendo 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga, visando estimular tanto a sociedade quanto o governo a discutirem sobre a realidade dessa região. A data em questão é uma homenagem ao agrônomo, ambientalista e ecólogo João Vasconcelos Sobrinho.

No cerne dessa questão está a Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido relacionada às problemáticas socioambientais e ao desenvolvimento sustentável, envolvendo-se diretamente com a melhoria das condições de vida das pessoas que vivem nessa região. Desse modo, a contextualização não se limita ao espaço físico e à dimensão da objetividade. Ela envolve também regimes de signos, fluidos e componentes de subjetividades dos povos do Semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário