Capacitação teve mais de 30 participantes |
Famílias beneficiadas pelo projeto de construção de cisternas de placas em comunidades da região de Algodões Novos em Sobradinho-BA, participaram nesta quarta (13) e quinta (14) da primeira capacitação em GRH - Gerenciamento de Recursos Hídricos.
A formação faz parte do processo de construção de cisternas de placas, executado no Sertão do São Francisco pelo SAJUC/ASA (Serviço de Assistência Sócio-Ambiental do Campo e Cidade / Articulação no Semi-Árido Brasileiro) e financiado pela FBB - Fundação Banco do Brasil.
A participação na capacitação em GRH é quesito indispensável para a família que receberá a cisterna. No curso são discutidos temas como manejo correto da água, convivência com o Semiárido e cuidados com as cisternas.
O curso, destinado apenas para uma pessoa de cada família, modifica a rotina das comunidades e sempre atrai um número de participantes maior do que o esperado. “Sempre tem os curiosos. Normalmente é um esposo que acompanha a mulher, é um vizinho que não recebeu a cisterna, mas quer saber mais sobre o que está sendo dito, é uma criança que acompanha o pai ou a mãe”, exemplifica Marcelo de Souza – Coordenador Institucional do SAJUC – que acompanhou a capacitação.
Marcelo enfatiza a importância da prática daquilo que é repassado durante a capacitação. Ele conta que “muitas pessoas pensam que esse tipo de cisterna [16 mil litros] armazena água para diversos fins [alimentação animal, uso doméstico etc.]. Pensam também que depois podem colocar água de carro-pipa na cisterna. O problema é que o reservatório do carro-pipa pode estar sujo e comprometer a qualidade da água da cisterna”.
O coordenador do projeto Mauro Macêdo esteve na comunidade acompanhado por Paulo José – coordenador executivo do SAJUC. Mauro disse que “esse momento é fundamental para todo o processo de convivência com o Semiárido”. Segundo ele “a capacitação é como um alicerce para uma construção, precisa ser bem feito, caso contrário toda estrutura estará correndo risco”.
Durante o final de semana o SAJUC realizará na mesma região outra capacitação para famílias beneficiadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário