quinta-feira, 21 de junho de 2012

Stand do SAJUC é destaque em feira de animais



A II Feira de Caprinos e Ovinos de Sobradinho, realizada no último final de semana, teve como um dos principais expositores o SAJUC (Serviço de Assistência Sócio Ambiental do Campo e Cidade).

Apesar de a feira ser voltada principalmente para os criadores de animais, o SAJUC se destacou como entidade preparada para executar projetos de fomento à agricultura familiar, principalmente no que diz respeito à apicultura.

“Há muito tempo fazemos um trabalho de apicultura em Sobradinho. Recentemente conquistamos uma casa do mel para o município, inclusive está pronta. Nossa última conquista foi o apoio da BrazilFoudation, uma importante parceira para o PROFAPIS [Programa de Apoio e Fomento à Apicultura no Município de Sobradinho-BA] que estamos iniciando”, revela Paulo José, coordenador executivo da entidade.

O SAJUC, também conhecido por Associação Agrícola dos Produtores de Mel de Sobradinho-BA – AAPMS, expôs em seu stand parte das máquinas utilizadas no beneficiamento do mel, equipamentos utilizados no campo e amostras de mel.

“A apicultura é uma atividade muito interessante para os agricultores familiares. Através dela poderemos melhorar a renda das famílias de Sobradinho e de toda região”, vislumbra Paulo José.

Texto: Álvaro Luiz / Ascom SAJUC
Foto: Paulo José

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Famílias de Algodões Novos participam de capacitação em GRH


Capacitação teve mais de 30 participantes


Famílias beneficiadas pelo projeto de construção de cisternas de placas em comunidades da região de Algodões Novos em Sobradinho-BA, participaram nesta quarta (13) e quinta (14) da primeira capacitação em GRH - Gerenciamento de Recursos Hídricos.
A formação faz parte do processo de construção de cisternas de placas, executado no Sertão do São Francisco pelo SAJUC/ASA (Serviço de Assistência Sócio-Ambiental do Campo e Cidade / Articulação no Semi-Árido Brasileiro) e financiado pela FBB - Fundação Banco do Brasil.
A participação na capacitação em GRH é quesito indispensável para a família que receberá a cisterna. No curso são discutidos temas como manejo correto da água, convivência com o Semiárido e cuidados com as cisternas.
O curso, destinado apenas para uma pessoa de cada família, modifica a rotina das comunidades e sempre atrai um número de participantes maior do que o esperado. “Sempre tem os curiosos. Normalmente é um esposo que acompanha a mulher, é um vizinho que não recebeu a cisterna, mas quer saber mais sobre o que está sendo dito, é uma criança que acompanha o pai ou a mãe”, exemplifica Marcelo de Souza – Coordenador Institucional do SAJUC – que acompanhou a capacitação.
Marcelo enfatiza a importância da prática daquilo que é repassado durante a capacitação. Ele conta que “muitas pessoas pensam que esse tipo de cisterna [16 mil litros] armazena água para diversos fins [alimentação animal, uso doméstico etc.]. Pensam também que depois podem colocar água de carro-pipa na cisterna. O problema é que o reservatório do carro-pipa pode estar sujo e comprometer a qualidade da água da cisterna”.
O coordenador do projeto Mauro Macêdo esteve na comunidade acompanhado por Paulo José – coordenador executivo do SAJUC. Mauro disse que “esse momento é fundamental para todo o processo de convivência com o Semiárido”. Segundo ele “a capacitação é como um alicerce para uma construção, precisa ser bem feito, caso contrário toda estrutura estará correndo risco”.
Durante o final de semana o SAJUC realizará na mesma região outra capacitação para famílias beneficiadas.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto de construção de cisternas é discutido entre SAJUC, Prefeitura de Sobradinho e Fundação Banco do Brasil

Na reunião foi selada a parceria entre Sociedade Civil e Poder Público para a execução do projeto


Sobradinho recebeu nessa quinta (31) o encontro entre as partes integrantes do projeto cisternas no Território Sertão do São Francisco. A reunião teve como objetivo discutir a participação do Poder Público e da Sociedade Civil no projeto que visa construir 983 cisternas de placa em três municípios (Sobradinho, Curaçá e Sento Sé).
Para Paulo José, coordenador executivo do SAJUC, “o momento é de união entre Poder Público e Sociedade Civil. A Prefeitura sempre esteve aberta ao diálogo e agora pode ajudar o projeto”, ressaltou.
“Em alguns municípios o caminhão que entrega material tem dificuldade para chegar na comunidade. Então, a prefeitura pode ajudar reformando a estrada”, exemplificou Jeter Gomes, consultor da FBB (Fundação Banco do Brasil).
Outro exemplo de auxílio que pode ser dado pelo Poder Público é para amenizar os efeitos da estiagem prolongada. Em alguns povoados as famílias beneficiárias do projeto de construção de cisternas não têm água sequer para utilizar na construção do reservatório. Nesse caso, o abastecimento com caminhão-pipa garante á água para ser utilizada na construção.
Em Sobradinho a reunião teve a presença de Genilson Silva (Prefeito), Paulo José (Coordenador Executivo - SAJUC), Mauro Macêdo (Coordenador do Projeto - SAJUC), Jeter Gomes (FBB), Willis Nunes (Sec. de Agricultura de Sobradinho) e Flávio Souza (Gerente do BB local).
Os encontros também estão acontecendo em outros municípios onde será executado o projeto financiado pela Fundação Banco do Brasil.

Texto e Foto: Álvaro Luiz