quarta-feira, 23 de maio de 2012

Após encontro com comissões municipais Sajuc celebra dia do apicultor em assembléia

A assembleia teve um bom número de sócios
 O SAJUC teve bons motivos para comemorar durante a semana. O primeiro foi o encontro que a entidade realizou com as comissões municipais dos municípios de Sobradinho, Curaçá e Sento, onde foi possível discutir metodologia e planejar juntos a execução do novo projeto de construção de cisternas no Território. O segundo bom motivo foi poder comemorar o dia do apicultor (22) no momento em que o SAJUC se prepara para iniciar o PROFAPIS (Programa de Fomento e Incentivo à Apicultura no Município de Sobradinho-BA).

A capacitação realizada pelo SAJUC faz parte do calendário de formações que a entidade realizará no período de um ano, tempo em que deverá ser desenvolvido o Projeto de Construção de Cisternas, em parceria com a FBB - Fundação Banco do Brasil.

Além de poder estar junto com atores sociais que através das comissões municipais serão parceiros do projeto SAJUC/FBB, os sócios da organização ainda tiveram uma assembleia geral no dia do Apicultor.

A esperança de ver o setor de apicultura ganhar espaço em Sobradinho foi reforçada durante a reunião dos associados. Esse foi um dos principais desejos expressados por membros do SAJUC. “O que a gente espera é que no dia do apicultor em 2013 a gente já possa estar comemorando o fortalecimento da apicultura em Sobradinho e, consequentemente, a melhoria de renda e de alimentação das famílias”, revela Mauro Macêdo, integrante do SAJUC.


terça-feira, 15 de maio de 2012

SAJUC inicia projeto cisternas




O processo de construção de cisternas é composto por várias etapas, que vão desde a elaboração do projeto, passando por capacitações, construção e finalizando com a prestação de contas.

O SAJUC será a entidade responsável por construir mais de 900 cisternas, divididas entre três municípios da região (Sobradinho, Curaçá e Sento Sé). Antes de iniciar a busca pelas famílias a serem atendidas pelo projeto, o SAJUC está realizando reuniões com as comissões municipais, para esclarecer a metodologia e as exigências do projeto atual.

As famílias beneficiadas receberão cisternas de placas (tecnologia utilizada pela ASA) e passarão por capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos. As cisternas terão capacidade de 16 mil litros e servirão para captar água para o consumo humano.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SAJUC se prepara para iniciar projeto de apicultura em Sobradinho

SAJUC enviou dois representates para capacitação que teve participação de outras entidades e membros da Brazil Foundation (Brasil e EUA)

O SAJUC (Serviço de Assistência Sócio Ambiental) participou da capacitação de entidades que foram selecionadas para executar projetos apoiados pela Brazil Foundation. A capacitação aconteceu entre os dias 04 e 07/05 no município de Conservatória-RJ.
Paulo Macêdo, coordenador executivo do SAJUC foi um dos representantes da entidade no evento. Ele destaca a importância de “conhecer as pessoas que integram a equipe da financiadora do projeto”. Paulo relata que nos “dias de trabalho no Rio de Janeiro foi possível conhecer outros projetos, a forma de atuação da Brazil Foundation e ainda discutir detalhes sobre o PROFAPIS” [Programa de Apoio e Fomento à Apicultura no Município de Sobradinho-BA - projeto aprovado junto à Brazil Foundation].
Paulo avaliou como positiva a capacitação

Em 2012, a organização internacional selecionou 28 projetos para serem apoiados nas cinco regiões brasileiras. A Bahia teve três projetos escolhidos. A socióloga Carla Lima faz parte da equipe de monitoramento. Ela conta que a Brazil Foundation procurou ir ainda mais longe para buscar boas propostas de ações. “A gente fez uma operação praticamente bandeirante. Saímos do litoral e conseguimos projetos mais para dentro do Brasil”, explica a socióloga.
Ela revela que em anos anteriores todos os projetos recebiam o prazo de apenas um ano. A seleção 2012, porém, ampliou para dois anos o prazo em ações voltadas para desenvolvimento local. “O que a gente via é que o processo de desenvolvimento local precisava de um tempo maior, até mesmo pra germinar e pra render frutos que fossem sustentáveis. Quando o apoio terminava eles estavam no meio do caminho. Com dois anos, os projetos irão ser monitorados por mais tempo, as instituições vão ficar mais fortes e a chance do projeto ter mais sucesso é maior”, elucida Carla Lima.
Confiante no projeto do SAJUC a socióloga afirma que o SAJUC pode contar com o apoio da Brazil Foundation. “Não importa se o crescimento vai ser dois em dois passos, ou de duas em duas léguas, estaremos sempre juntos”, garante.
Após a capacitação o SAJUC já realizou encontros internos para fazer as modificações necessárias no projeto e planejar as primeiras ações, que devem acontecer a partir de junho.

Conhecendo o PROFAPIS
Nome do Projeto: Programa de Apoio e Fomento à Apicultura no Município de Sobradinho-BA - PROFAPIS
Quantidade de famílias beneficiadas: 100 (cem) famílias em nove comunidades 09
Município: Sobradinho
Tempo de aplicação do Projeto: 2 anos
Desenvolvimento: capacitação, distribuição de material para início da atividade apícola e acompanhamento técnico.